Ortopedia

Dr. Diego Antico Monteiro CRM 109276

Ortopedia Geral (Tratamentos Clínicos)

Osteoartrose

osteoartrose

É a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas no mundo todo. Ocorre quando há desgaste ou degeneração da cartilagem articular. Pode acometer qualquer articulação do corpo, entretanto é mais comum nas mãos, joelhos, quadris e na coluna vertebral. Apesar de não ter cura, o tratamento visa melhorar a dor, a mobilidade e a qualidade de vida do paciente. Dentre as formas de tratamento podemos citar: fisioterapia, acupuntura, uso de medicamentos condroprotetores (que auxiliam na preservação da cartilagem articular ), uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, viscosuplementação articular ( infiltração articular com ácido hialurônico que visa melhorar dor e arco de movimento); e em casos graves, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Lombalgia (Dor na região da coluna lombar)

lombalgiaDor lombar (região baixa das costas) é uma queixa comum em consultórios médicos. a maior parte das pessoas apresenta ao menos um epsódio de dor lombar no decorrer da vida. Pode ser causada por má postura ao sentar, deitar ou ao permanecer em pé. A dor nas costas pode ocorrer em qualquer área da coluna vertebral, entretanto é mais comum na região lombar. Além do erro postural, a dor lombar também pode ser causada por desvios na coluna, doenças ou lesões no disco intervertebral, traumatismos, infecções e artrose. Primeiramente devemos identificar a causa, e assim instituir o tratamento adequado, que visa melhorar a dor, retornar às atividades cotidianas e prevenir novos episódios.

Tendinites e Tendinopatias

tendiniteTendinite é uma inflamação do tendão (cordão fibroso que une o músculo ao osso e permite a movimentação). Esta condição causa dor, e por vezes edema e limitação da movimentação articular. Apesar de poder acometer qualquer tendão do corpo, é mais comum nos ombros, cotovelos, punhos e tornozelos. Muitas vezes está relacionada a esforços repetitivos ou erro na execução adequada do movimento. Se a tendinite for grave, pode evoluir com ruptura do tendão e uma cirurgia reparadora pode ser necessária. Entretanto, a maior parte dos casos de tendinite evolui com sucesso com o tratamento não cirúrgico.

Dores Articulares

dores articulares
Dor articular é um desconforto que ocorre em qualquer articulação (local onde dois ou mais ossos se encontram). Também pode ser chamada de artralgia. A dor pode ser moderada e apenas durante a movimentação, ou pode ser severa, impossibilitando a movimentação articular. Dentre as causas de artralgia temos: traumatismos, uso excessivo ou errado da articulação, doenças endocrinológicas ou hormonais, e doenças reumatológicas.

Fasceíte Plantar e Esporão Calcâneo

esporao calcaneoA fasceíte plantar é uma inflamação na região plantar do pé, principalmente na região do calcâneo. A dor se apresenta principalmente ao acordar e ao apoiar os pés no solo. Dentre as causas para fasceíte plantar temos: alterações na curvatura dos pés (pés chatos ou pés cavos), encurtamento do tendão calcâneo, alterações de marcha, obesidade, prática de corrida e traumatismos frequentes na região plantar dos calcâneos. Grande parte das pessoas que têm fasceíte plantar pode apresentar também esporão calcâneo, que é uma formação óssea (espícula óssea) tanto na região plantar quanto na região posterior dos calcâneos. Nem sempre o esporão causa dor.

O tratamento destas condições em geral é conservador, com alongamentos, fisioterapia, analgésicos e anti-inflamatórios e uso de palmilhas.

Osteoporose

osteoporoseA osteoporose causa o enfraquecimento ósseo. Tal fraqueza do osso pode resultar em fraturas. As fraturas mais comumente relacionadas com a osteoporose ocorrem nos quadris, punhos e na coluna. Esta doença pode afetar homens e mulheres de todas as raças, mas principalmente de raça branca ou asiática, especialmente mulheres mais velhas e após a menopausa. Medicamentos, dieta saudável e exercícios com carga de peso podem ajudar a prevenir a perda óssea ou mesmo fortalecer o osso que já está enfraquecido. Normalmente não há sintomas no estágios iniciais da doença, entretanto com o enfraquecimento ósseo causado pela osteoporose, o paciente pode apresentar sintomas como dor nas costas (causada por fratura ou colapso da vértebra), perda de peso, e fraturas com mais facilidade que o esperado. Previna-se!

Ortopedia (Tratamentos Cirúrgicos)

Lesões ligamentares no joelho (lesão do ligamento cruzado anterior e lesão ligamentar no tornozelo)

lesoes ligamentares joelhoParte da estabilização articular dos joehos e tornozelos é realizada por ligamentos. Ligamentos são fortes bandas de tecido, semelhantes a uma corda, que fazem a conexão entre os ossos. A lesão ligamentar, tanto nos joelhos quanto nos tornozelos, pode ocorrer em diversas situações como entorses e traumas diretos durante a prática esportiva, ou mesmo durante uma queda na rua no cotidiano. Os acidentes de trânsito também colaboram com o aumento das lesões ligamentares. Assim, apesar da grande incidência na prática esportiva, todos estamos sujeitos a este tipo de lesão. O tratamento da lesão ligamentar é individualizado conforme o tipo, gravidade e localização do ligamento acometido. Alguns casos podem ser tratados de maneira conservadora com imobilizações, fisioterapia, crioterapia (gelo), enquanto lesões graves podem necessitar de reparo ou reconstrução cirúrgica do ligamento lesionado.

Lesões meniscais nos joelhos

Lesões meniscais nos joelhosA lesão meniscal é uma das lesões mas comuns no joelho. Qualquer entorse ou atividade que force o joelho rotacionalmente, especialmente se executado com todo o peso corporal, pode ocasionar uma lesão meniscal. Cada joelho tem dois meniscos, que são fibrocartilagens que atuam na distribuição de carga nos joelhos, além de forma coadjuvante na estabilização articular. Uma lesão meniscal pode causar dor, edema e rigidez articular. O tratamento é realizado de acordo com o grau e localização da lesão, podendo variar de apenas gelo e repouso, a tratamentos cirúrgicos com a utilização de artroscopia (procedimento com utilização de um aparelho que permite o ato cirúrgico intra articular dos joelhos com a realização de apenas dois furos na pele). Quando realizado o tratamento cirúrgico, sempre que possível, a lesão meniscal deve ser suturada.

Osteoartrose de Joelho (artroplastia de joelho)

artrose proteseA cirurgia de artroplastia de joelho é a substituição cirúrgica de um joelho extremamente doente por uma prótese. Esta cirurgia esta indicada em casos graves de osteoartrose, e quando há falha nos tratamentos não cirúrgicos como fisiterapia, acupuntura e medicamentos. Pessoas que necessitam deste procedimento normalmente apresentam dificuldade para andar , subir escadas, e para sentar e levantar de cadeiras. Estes indivíduos também experimentam dor moderada ou severa mesmo em repouso. Esta cirurgia visa aliviar a dor e restaurar a função do joelho. Assim contribuindo para que o paciente possa retornar a suas atividades habituais, e melhorando a qualidade de vida.

Osteoartrose de Quadril (Artroplastia de Quadril)

protese artrose quadrilCondições que causam lesões graves nas articulações dos quadris, como osteoartrose, artrite reumatóide e osteonecrose, algumas vezes necessitam de cirugia para substituição do quadril doente por uma prótese. Nestas condições deve-se considerar a possibilidade de atroplastia de quadril (substituição do quadril doente por uma prótese) quando a dor no quadril for refratária ao uso de medicamentos para dor, quando há piora da dor durante a marcha (prejudicando a locomoção), quando a dor interfere no sono e quando há dificuldade para levantar-se da posição sentado. Esta cirurgia visa aliviar a dor e restaurar a função do quadril. Assim contribuindo para que o paciente possa retornar a suas atividades habituais, e melhorando a qualidade de vida.

Lesões do manguito rotador no ombro

Lesões do manguito rotador no ombro

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro. A lesão do manguito rotador pode causar dor no ombro, que eventualmete piora ao dormir em cima do lado acometido. Este tipo de lesão pode ser decorrente de um processo degenerativo progressivo ou devido a uma lesão substancial do tendão. Estas lesões ocorrem habitualmente em pessoas que executam repetidamente movimentos acima da cabeça no trabalho ou no esporte. Exemplos incluem pintores, carpinteiros, jogadores de vôlei, goleiros de futebol. Os riscos de lesão do manguito rotador aumentam com a idade. Muitas pessoas se recuperam destas lesões com fisioterapia (melhorando o alongamento e a resistência muscular na articulação do ombro) e adequando suas atividades cotidianas. Já lesões extensas do manguito rotador podem necessitar de reparo cirúrgico.

Sindrome do Túnel do Carpo

sindrome tunel do carpoÉ uma síndrome que acomete a mão e o punho, podendo causar dormência, formigamento e fraqueza. É causada por uma compressão do nervo mediano na região do punho. Inúmeros fatores podem contribuir para a síndrome do túnel do carpo, inclundo a anatomia do punho, problemas sistêmicos de saúde como hipotiroidismo, e possivelmente padrões na utilização dos punhos. O tratamento é realizado de acordo com a gravidade do quadro podendo ser realizada apenas fisioterapia e uso de medicamentos, mas eventualmente a liberação cirúrgica pode ser indicada.

Ortopedia e Lesões no Esporte

Epicondilite lateral de cotovelo (cotovelo do tenista, tennis elbow)

Epicondilite lateral de cotovelo (cotovelo do tenista, tennis elbow)Apesar do nome, a maior parte dos casos de "cotovelo do tenista" (epicondilite lateral) acomete pessoas que não praticam tênis. É uma condição dolorosa que ocorre quando os tendões extensores são excessivamente solicitados, usualmente por movimentos repetitivos nos cotovelos e punhos. E também devido posições inadequadas durante o trabalho. A dor ocorre principalmente onde os tendões se inserem na região lateral do osso do cotovelo (epicôndilo lateral) e pode irradiar para o antebraço e para o punho. Repouso, medicamentos, uso de cinta apropriada e fisioterapia podem ajudar a aliviar os sintomas. Em casos extremos, a cirugia pode ser uma alternativa.

 

Epicondilite medial de cotovelo (cotovelo do golfista)

epicondilite medialÉ uma condição que causa dor na região interna (medial) do cotovelo, onde os tendões flexores se inserem. A dor pode irradiar para o antebraço e para o punho. Este quadro não é limitado a jogadores de golf. Jogadores de tênis e outros indivíduos que usam repetidamente os punhos, as mãos e antebraços também podem desenvolver esta doença. Com o tratamento normalmente é possível o retorno `as atividades habituais.

Lesões ligamentares no joelho (lesão do ligamento cruzado anterior e lesão ligamentar no tornozelo)

lesoes ligamentares tornozeloParte da estabilização articular dos joehos e tornozelos é realizada por ligamentos. Ligamentos são fortes bandas de tecido, semelhantes a uma corda, que fazem a conexão entre os ossos. A lesão ligamentar, tanto nos joelhos quanto nos tornozelos, pode ocorrer em diversas situações como entorses e traumas diretos durante a prática esportiva, ou mesmo durante uma queda na rua no cotidiano. Os acidentes de trânsito também colaboram com o aumento das lesões ligamentares. Assim, apesar da grande incidência na prática esportiva, todos estamos sujeitos a este tipo de lesão. O tratamento da lesão ligamentar é individualizado conforme o tipo, gravidade e localização do ligamento acometido. Alguns casos podem ser tratados de maneira conservadora com imobilizações, fisioterapia, crioterapia (gelo), enquanto lesões graves podem necessitar de reparo ou reconstrução cirúrgica do ligamento lesionado.

Lesões musculares

Lesões muscularesPodemos considerar dois tipos de lesões musculares: aguda e crônica. Uma lesão aguda ocorre quando o músculo é esticado ou distendido abruptamente. Distensões musculares agudas podem ocorrer ao correr, saltar, agachar e ao realizar halterofilismo (levantamento de peso). Uma lesão muscular crônica resulta de um prolongado e repetitivo movimento muscular. Isto pode ocorrer no trabalho ou em esportes como ginástica olímpica, tênis e golf. Dentre os sintomas temos dor, edema , espasmo muscular e limitação da movimentação do músculo acometido. O paciente sempre deve procurar o médico caso não consiga andar, se houver limitação da movimentação ou adormecimento do músculo acometido. Em geral o tratamento é feito com gelo, repouso e fisioterapia.

Tendinite Patelar

Tendinite patelarÉ uma lesão do tendão patelar (tecido que conecta a patela à tibia e atua com os músculos da coxa na extensão dos joelhos). A tendinite patelar, também conhecida como joelho do saltador, é muito comum em atletas em atividades esportivas que envolvem salto, como basquete e vôlei. Entretanto, pessoas que não praticam esportes que envolvem salto também podem apresentar tendinite patelar. Para a maior parte dos indivíduos com tendinite patelar o tratamento inicialmente é com fisioterapia, alongamentos e equilíbrio da musculatura.

Responsáveis Técnicos: Dr. Diego Antico Monteiro (CRM 10927) e Dra. Juliana Marmiroli (CRM 125304)
Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina