Câncer de Pele
Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células da pele.
Os tipos de câncer de pele mais comum são:
- Carcinoma Basocelular(CBC): é o mais comum e menos agressivo, evolução lenta, e raramente causa metástase. Possui vários subtipos. O nodular é a forma mais frequente: pápula ou nódulo translúcido, com telangiectasias na superfície e brilho perolado característico. Encontrado mais frequentemente nas áreas expostas ao sol(face, couro cabeludo, pescoço, braços e pernas). Fatores de risco: exposição à radiação ultravioleta , cabelos e olhos claros.
- Carcinoma Espinocelular(CEC): é o segundo câncer de pele mais frequente. Tem evolução mais agressiva, maior risco de metástase do que o CBC. Causas: exposição à radiação ultravioleta associada ou não à existência de lesões precursoras, radiação ionizante, imunossupressão prolongada, cicatrizes, queimaduras, infecção pelo HPV. Locais mais comuns: em áreas fotoexpostas( cabeça, lábios, mãos, pescoço, tronco)
- Melanoma: é o câncer mais agressivo, com altas chances de metástase. È a principal causa de morte em dermatologia. Sua maior incidência é em adultos jovens. O fator genético é importante. Pode surgir espontaneamente ou de malignização de nevos pré-existentes. É mais comum em indivíduos de pele e olhos claros mas podem ocorrer também em pessoas com a pele morena e negra.
Prevenção: Fotoproteção!!
Examinar sua pele periodicamente é uma maneira simples e fácil de detectar precocemente o câncer de pele. Com a ajuda de um espelho, você pode enxergar áreas que raramente consegue visualizar como atrás das orelhas e axilas. Observe se há manchas que coçam, descamam ou sangram. Procure por pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Perceba se existem feridas que não cicatrizam em quatro semanas. É importante que você observe se há alguns desses sinais desde a planta dos pés até o couro cabeludo. Se você perceber alguma alteração procure um dermatologista.